Artigo Científico

Autoras
Vera Lucia Trevisan de Souza
Ana Paula Petroni
Maria Eufrásia de Faria Bremberger

Revista Psicólogo Informação, vol. 11, nº 11, pp. 99-112, São Paulo, dezembro 2007

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Resumo
As mudanças que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea influenciam diretamente as práticas desenvolvidas na escola, as relações estabelecidas entre os agentes desse contexto e o desenvolvimento desses sujeitos. A questão que perpassa nossos estudos na área da Psicologia é: que papel teria a Psicologia neste contexto educativo diante de tantas transformações, dos sujeitos e da sociedade? Quais contribuições a Psicologia poderia dar ao complexo processo de educar? Tomando por base a Psicologia sócio-histórica, sobretudo as idéias de Lev Semminovich Vigotski e Henri Wallon, este artigo visa refletir sobre o desenvolvimento humano, a contribuição da escola e da educação para a promoção do desenvolvimento, buscando identificar quais as contribuições da Psicologia às práticas educativas que se empreendem nos diversos contextos educacionais.

Palavras-chave: Desenvolvimento; Psicologia Sócio-Histórica; Educação, Saúde; Subjetividade.

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