O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar o papel da linguagem na mediação da constituição da docência indígena, buscando compreender sua influência na transformação e manutenção da cultura. Adotaram-se os pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-cultural. O contexto da pesquisa foi o Curso Magistério Indígena Tamî’kan, no estado de Roraima, e as informações foram construídas por meio de observações de aulas e entrevistas semiestruturadas com 10 estudantes e três dirigentes do curso em questão. Os resultados indicam que os sentidos configurados por esses alunos indígenas sobre a docência, além de diferentes, revelam forças tensionais vividas em seu processo de escolarização, já mediado desde o princípio por professores não indígenas e, consequentemente, pela língua portuguesa. Essa vivência constitui-se fonte de contradições no modo de se relacionar com a cultura indígena e de se constituir como sujeito e profissional.
Eu tenho uma mensagem. Não basta conhecimento e sim ação com conhecimento. O não indígena precisa ter mais conhecimento sobre nós, eles imaginam que somos preguiçosos, bichos do mato, eles devem conhecer essa realidade para saber que isso não é assim. Eu vejo que o nosso povo se une e se organiza. A gente ouve dizer que o nosso povo só vive dormindo, nós não somos assim, cada um tem uma forma. Por essas coisas, a gente tem que estudar. Eu queria que os outros povos fossem mais unidos, tem gente que depois que conhece a nossa realidade de perto, o respeito muda sobre o nosso povo, a nossa cultura (R., aluno do curso).
Ferreira & Souza, 2016.
Palavras-chave: Cultura, Ensino, População indígena, Psicologia histórico-cultural
Autoras
Áurea Lúcia Magalhães Cardoso de Medeiros Ferreira
Vera Lucia Trevisan de Souza
Estudos de Psicologia (Campinas).|Campinas, SP|v.33|n.2|p.303-312|abril/junho 2016 ISSN: 1982-0275
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*Foto da capa de Jonathan Lins/G1
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